PESIPAC
Região de Leiria

ampulheta virar a pagina pesipac regiao de leiria alteracoes climaticas portugal

PESIPAC-RL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO PÚBLICA SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS DA REGIÃO DE LEIRIA.

 

O Programa de Educação, Sensibilização e Informação Pública sobre Alterações Climáticas da Região de Leiria (PESIPAC-RL), corresponde à Ação i.1 da operação POSEUR-02-1708-FC-000053, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e tem por objetivo a promoção do conhecimento e literacia da comunidade relativamente às Alterações Climáticas, capacitando-a e sensibilizando-a para a adoção de medidas de autoproteção e de adaptação para fazer face aos riscos a que a Região de Leiria se encontra particularmente exposta.

Com a execução deste programa pretende-se:

  • Aumentar a resiliência das populações por via de um reforço dos níveis de segurança;
  • Minimizar os impactes biofísicos e socioeconómicos das Alterações Climáticas no território;
  • Contribuir para os objetivos da ENAAC e supressão das lacunas identificadas na 1.ª fase desta estratégia;
  • Alcançar os compromissos nacionais e europeus em matéria de Alterações Climáticas, ao nível do território intermunicipal;
  • Inverter o quadro de profunda iliteracia ambiental e climatológica existente em Portugal, e naturalmente também no território da CIMRL.

Fases do Projeto:

Fase 1 – Preparação dos trabalhos:
A primeira fase consiste na elaboração do programa de trabalhos a desenvolver e na identificação da metodologia a adotar para a concretização dos trabalhos referentes ao PESIPAC-RL, resultando na elaboração de um roteiro metodológico. Também nesta fase será também desenvolvido o plano de comunicação da operação, elemento central e que constituirá, juntamente com o roteiro metodológico, um instrumento orientador e agregador de todas as ações e trabalhos a concretizar.

Fase 2 – Produção de suportes de divulgação de informação pública no domínio dos riscos associados às Alterações Climáticas
Partindo dos resultados e orientações espelhadas no plano de comunicação da candidatura, como elemento central de um processo de educação, sensibilização e informação pública, nesta fase deverão ser desenvolvidos suportes para divulgar quer os riscos associados às Alterações Climáticas aos quais o território da CIMRL se encontra exposto, quer das medidas de adaptação que deverão ser adotadas por parte da população.

Fase 3 – Produção de um manual interativo multiplataforma alusivo à temática dos riscos associados às Alterações Climáticas adequado ao público infantil.
Nesta fase deverá ser elaborado um manual interativo multiplataforma com enfoque na temática dos riscos associados às Alterações Climáticas, especificamente vocacionado para o público infantil. Considerando a natureza do público-alvo a que se destina, este manual deverá pautar-se por uma linguagem simples e uma marcada vertente interativa, de modo a despertar a atenção e o interesse das crianças para os conteúdos a disponibilizar; Para acompanhar o manual produzido será desenvolvido um guia elucidativo do âmbito e das funcionalidades do referido manual que, para além da sua vertente técnica, deverá ter inerente a finalidade de constituir um documento de apresentação desta ferramenta junto das famílias e educadores.

Fase 4 – Produção de um manual interativo multiplataforma alusivo à temática dos riscos associados às Alterações Climáticas adequado à população adulta
Em paralelo com o desenvolvimento do manual interativo multiplataforma para o público infantil, deverá também ser produzido um manual interativo multiplataforma alusivo à temática dos riscos associados às Alterações Climáticas adequado à população adulta; Para acompanhar o manual produzido, deverá ser desenvolvido um guia elucidativo do âmbito e das funcionalidades deste manual que, para além da sua vertente técnica, deverá ter inerente a finalidade de constituir um documento de apresentação desta ferramenta junto da população.

Fase 5 – Divulgação das ferramentas e materiais desenvolvidos nas fases anteriores junto dos públicos-alvo
Nesta fase serão divulgados as ferramentas e os materiais desenvolvidos nas fases anteriores junto dos respetivos públicos-alvo, designadamente da população em geral, da população infantil e da população adulta. No sentido de maximizar o potencial de divulgação e adesão dos públicos-alvo aos materiais e ferramentas desenvolvidas, proceder-se-á, também nesta fase, à realização de sessões públicas de divulgação nos municípios associados da CIMRL, tendo estas como objetivo apresentar o projeto os objetivos e os resultados esperados, e divulgar as ferramentas e materiais desenvolvidos.

Fase 6 – Avaliação dos resultados do PESIPAC-RL
Nesta fase serão avaliados os trabalhos desenvolvidos durante a implementação do projeto, devendo ser produzido um relatório com as principais conclusões decorrentes do balanço final dos trabalhos realizados, com a identificação dos objetivos iniciais e respetiva aferição do grau de consecução dos mesmos. Este relatório deverá ainda integrar a identificação das eventuais dificuldades surgidas no decurso da implementação e das soluções encontradas para as contornar, assim como outras conclusões e/ou recomendações que se afigurem relevantes.

Estão envolvidos neste projeto os 10 municípios que constituem a CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria:

ALVAIÁZERE * ANSIÃO * BATALHA * CASTANHEIRA DE PERA * FIGUEIRÓ DOS VINHOS * LEIRIA * MARINHA GRANDE * PEDROGÃO GRANDE * POMBAL * PORTO DE MÓS

O PESIPAC-RL envolve um conjunto de entidades como:

  • CIMRL: Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
  • POSEUR: Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos