O clima está a mudar – diferença entre clima e meteorologia
11/Out/2021
Quando se fala de clima, fica a ideia de que o conceito não está muito bem delineado na cabeça da população em geral. A palavra clima provém de vocábulo grego que designava uma zona da Terra limitada por duas latitudes e era associada à inclinação dos raios solares e às características meteorológicas. Embora sejam comumente referidos como sinónimos, clima e tempo são conceitos distintos.
Clima trata-se da condição média da variação do tempo em determinado local, medido durante um longo período. E tempo é o estado atmosférico de um local, num determinado momento. O conhecimento do clima de uma região é fundamental para o planeamento e gestão das atividades socioeconómicas e para mitigar as consequências dos riscos climáticos. E daí nasceu o projeto PESIPAC-RL.
Sabe-se que o clima da Terra, desde a sua formação, há mais de 4 500 milhões de anos, tem variado de modo significativo e de forma cíclica. Contudo, as alterações que se têm vindo a verificar nas últimas décadas parecem ocorrer a um ritmo superior, induzido pela atividade humana. As alterações climáticas constituem um desafio à escala global e uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade.
Em vários estudos científicos, o Sul da Europa e a Península Ibérica têm vindo a ser destacados como das regiões da Europa potencialmente mais afetadas por este fenómeno. Em Portugal, e na Região de Leiria, até ao final do século XXI, prevêem-se como principais tendências de evolução do clima:
- Diminuição da precipitação anual
- Aumento da temperatura média anual, especialmente das máximas
- Diminuição do número de dias de geada
- Subida do nível médio da água do mar
- Aumento dos fenómenos extremos de precipitação